quinta-feira, 21 de junho de 2012

CAPOEIRA

O Surgimento


     O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os escravos eram obrigados a viver , condições que muitas vezes os levavam a morte. A cultura africana sofre modificações face à nova realidade e toda a revolta de um povo vai se moldando a ânsia de liberdade , surge então a capoeira uma luta em forma de dança que tornou realidade um sonho chamado de liberdade.

A luta

     A Capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os praticantes usam os pés e a cabeça sendo as mãos de menor uso, mas nunca de menor importância tanto para o ataque como na defesa. Os europeus acostumados a lutar com as mãos não tinham a menor chance contra os negros e perdiam fácil. Os senhores de engenhos proibiram então a prática dessa luta entre os escravos, sofrendo pressão da Polícia Imperial e Milícia Republicana, Os negros, porém acharam uma solução: disfarçaram a Capoeira colocando mímicas e danças acompanhadas de músicas. Quando o feitor passava pelos negros "Brincando de Angola" batia palmas , apreciava , achava bonito sem saber que ales estavam praticando a já proibida capoeira. Assim disfarçada em divertimento a capoeira sobreviveu até os dias de hoje.

Mestre Moraes- "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas".

Golpes

     A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a música tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

Música




     

     A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso se deve basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães do mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau instrumento composto de uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada.


2 comentários:

  1. Essa é a verdadeira história de luta e de superação é muito encantador poder o sangue de guerreiros que lutou e viveram pelos seus ideais e por tudo que queremos só com muita força conseguimos fazer o mundo um lugar de igualdade entra todos

    ResponderExcluir