quinta-feira, 21 de junho de 2012

FOLCLORE

FOLCLORE DO NORDESTE

     Folclore é um vocábulo de origem inglesa e significa ''conhecimento popular''. É um fenômeno antropológico, ligado às manifestações culturais do povo. Qualquer crença ou hábito coletivo que tenha origem popular pode ser considerado uma expressão folclórica.

EXPRESSÕES FOLCLÓRICAS

     A ciranda é uma dança muito conhecida no Brasil como brincadeira infantil, porém na região nordeste, principalmente em Pernambuco, ela é uma dança de rodas de adultos. Os participantes podem ser de várias faixas etárias e as crianças também podem participar. A ciranda é uma dança típica das praias, especialmente no norte pernambucano, mas sua prática não se restringe ao litoral.




     O bumba meu boi é um espetáculo do folclore nordestino e, provavelmente, o mais conhecido de todo o país. O folguedo deriva de tradições espanhola e portuguesa, e sua origem se encontra no final do século XVIII. Surgiu no nordeste, mas disseminou-se por quase todos os estados, especialmente os do Pará e da Amazônia. 
     A brincadeira faz dançar, cantar e tocar, em volta de uma carcaça de boi bailante. Um agregado de pessoas chamadas brincantes completa a festa. A dança mostra o contraste entre a fragilidade humana e a força bruta de um boi, e o desenlace é sempre feliz.

Danças:
 
     Frevo: famosa pelos movimentos rápidos de trocas de pernas e seus guarda-chuvas coloridos, é a dança típica do Recife, Olinda e região.

      Maculelê: dança executada apenas por homens que se movimentam batendo seus bastões de madeira, produzindo um som que ritma a música entoada por eles.

     Samba de Roda: muito comum no Recôncavo Baiano, originou-se nas senzalas e foi amplamente expandido após a libertação dos escravos. É, ainda hoje, considerado uma das grandes influências da música brasileira.

Tradições:

     Lavagem do Bomfim: exemplo das grandes festas populares de fundo religioso, esta acontece na primeira quinta-feira do ano, na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, misturando o sagrado e o profano. A festa originalmente católica conta com ampla participação das mães de santo do Candomblé, com seus vasos de água de cheiro e pipoca dando banhos nos participantes e lavando as escadarias da igreja.

     Literatura de Cordel: gênero originado dos “repentes”, cancioneiro construído da improvisação, com a diferença que o repente é cantado (oral), enquanto o Cordel é escrito. Seus poemas descrevem os mais variados assuntos, desde a vida do sertanejo até as mazelas sociais.

     Festas Juninas: como o próprio nome diz, acontecem no mês de Junho, em homenagem aos santos do mês: Santo Antonio, São João e São Pedro. O forró, xaxado, xote, baião e seus derivados animam os festejos, que se estendem por quase todo o mês, regado a muita comida típica, como canjica, amendoim cozido, bolos variados – milho, aipim, fubá, quentão e muito licor pra esquentar do frio que toma conta das noites do interior.

Lendas



     As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.Ex: mula-sem-cabeça, lobisomem, saci pererê, curupira, boto cor de rosa.

Mitos


     Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.


http://ceticismo.net/2010/03/14/mitos-nordestinos/

http://www.ctn.org.br/cultura/pesquisas/finfantil.php

23 comentários:

  1. pressiso das manifestaçoes

    ResponderExcluir
  2. aiiiiiiiiiiiii nossa que chato

    ResponderExcluir
  3. me manda uma foto no face

    ResponderExcluir
  4. me chama nooo whats 7157-0894

    ResponderExcluir
  5. addc no facebook naiiany fontouraa

    ResponderExcluir
  6. m addc no whats 71570984

    ResponderExcluir
  7. que coisa velha todo mundo sabe

    ResponderExcluir
  8. Nossa... fl nada so obs -*-

    ResponderExcluir
  9. nossa estou fazendo um trabalho com o folclorica

    ResponderExcluir
  10. Amei tinha tudo o que eu prescisava

    ResponderExcluir